domingo, 30 de novembro de 2008



[ Horóscopo de Dezembro de 2008 ]

Virgem - 23/08 a 22/09

O Sol em Sagitário ilumina temas de base de sua vida presente e passada. Até que ele tensione Saturno, que está em seu signo, a melhor pedida é investir em explorações íntimas, pois será isso que pode trazer luz sobre pontos escuros que pode ter ignorado até então. Conhecer seus limites e respeitá-los irá fazer de você alguém melhor e mais atualizado com seu momento presente, abandonando quimeras e ilusões a respeito de suas potencialidades. Também é importante respeitar seus limites quando você se vê pressionado por parceiros, sejam de trabalho ou de qualquer outra natureza. Isso ocorreu nos últimos dois meses, com a percepção de que é impossível controlar tudo e saber de antemão os passos de outras pessoas. Marte também transita este signo de investigação, mexendo com seus sentimentos íntimos. Alguém de sua intimidade pode ser o mensageiro que o levará a confrontar princípios e valores passados, necessidade de segurança e de ambiente feliz e abundante em contraposição com o personagem que você teve de criar para se relacionar com o mundo e seus desencantos. É a briga da descrença com a esperança, que, no fim das contas, sairá vencedora.

Até a Lua minguante em Virgem (19/12), você terá tudo claro e poderá cortar o que não interessa ou que não vingou direito de sua vida. Este é o movimento natural, próprio e esperado do ciclo. Se tem dúvidas, olhe de novo para os últimos meses e tenha certeza de que não está insistindo em pontos frágeis demais ou que o levaram para muito longe de uma zona confortável e gratificante.

Aproveite os últimos dias de dezembro para se conectar com sua natureza, buscando a simplicidade e o despojamento. Com a Lua nova em Capricórnio (27/12) iniciando um novo ciclo astrológico, favorável para você dimensionar novas conquistas pessoais e profissionais, é bom tirar o dia para mentalizar sucesso e prosperidade, que mesmo vindo por meio de trabalho duro, disciplina e senso de sacrifício, estarão a seu alcance nos próximos meses. Na mesma época, seu regente Mercúrio forma um aspecto forte com Saturno, indicando, portanto, o uso e a aplicação de força mental no sentido de entender e de organizar sua realidade, mas é importante que você espante pensamentos tristes e melancólicos no réveillon. Sacuda a preocupação com musica alegre, boa companhia e muita higiene mental.


Saúde

Saturno, há meses em seu signo, especialmente após a oposição que este planeta fez com Urano, pode ter significado um ponto de inflexão importante em sua saúde. Você também deve estar sentindo há tempos um cansaço maior de tudo. O desânimo e a melancolia - ou o nervosismo e a insônia e a tendência a se acidentar - também podem ter surgido com mais freqüência. Do ciclo de amadurecimento, Saturno representa o conhecimento, e, ao ignorarmos suas lições, ele nos envia um sinal vermelho para que aprendamos a respeitar nossos limites. Mas não é só: as limitações que ocorreram no ano que termina ainda irão perdurar até que Saturno termine seu trânsito por Virgem - e isso ainda demora.


Amor

O amor ronda seu ambiente de trabalho este mês. E esteja você casado ou solteiríssimo, será bom analisar direito para ver se vale a pena envolver sua vida pessoal nisso. A sua inclinação para relacionamentos estará forte a partir da Lua crescente em Peixes (5/12), que o envolve numa nuvem de magia e desejo por alguém que venha a ser um bálsamo de paz e entendimento em um momento de grandes questionamentos internos e reposicionamento.

A tendência aumenta conforme os dias forem passando. Como o Sol ilumina em dezembro sua vida íntima, seus sonhos e ideais, o grau de insatisfação fica maior, mesmo vivendo uma situação que até então foi satisfatória. Num contexto assim, qualquer aspecto astrológico mais tenso vai criar uma condição mais oscilante do que seria de se esperar. Assim é, por exemplo, entre os dias 9 e 12/12, quando diversos aspectos planetários instigam você a reagir e a discutir, brigando e se distanciando de pessoas queridas por inúmeros motivos. Marte quadratura Urano (12/12) é o pior deles, porque reflete uma situação íntima ou familiar em que você se sente invadido, com alguém mandando em você de um jeito intolerável. Se somar a isso o comportamento imprevisto, fora do esperado, de sua cara metade, namorado etc, terá o quadro de uma situação explosiva e tanto. Para quem passou as altas oscilações da oposição Saturno/Urano invicto, sem um arranhão no atual relacionamento, é bom ficar de olho para não agir impulsivamente e cutucar os brios e a paciência de seu par. Claro que isso se aplica aos virginianos que querem manter uma relação, já que para os que estão loucos para se livrar de algo insustentável, não poderá haver ocasião melhor do que dezembro, especialmente após a Lua minguante que ocorre em seu signo em 19/12.

Já na última semana, a sensualidade e a busca por mais satisfação pessoal dão o tom. A lunação em Capricórnio, em 27/12, planta a semente de algo novo. Por exemplo, se você iniciar um caso ou conhecer alguém nesta época, Júpiter vai proteger a relação, trazendo algo muito bom para você, além de entendimento físico e emocional, crenças e ideais semelhantes que podem vir junto. Plutão, que esta neste mesmo signo, recebe Mercúrio focando a transformação e regeneração afetiva e no próprio ato de amar e namorar. Daí em diante, é só você se conectar com o que de mais verdadeiro tem para repartir com alguém e vibrar nesta onda. Seu réveillon com certeza não será cinzento ou chato.


http://horoscopo.uol.com.br/mensais/ult1957u30.jhtm

quarta-feira, 19 de novembro de 2008




. romance .
. guel arraes . leticia sabatela . wagner moura .

[ A palavra paixão quer dizer sofrimento: paixão de Cristo, por exemplo. Quem diz que está apaixonado diz que está sofrendo por amor e, o que é mais incrível, está gostando de sofrer. Nas histórias românticas, amar significa sofrer. ]

Como não entrar em clima de romance após apaixonar-se ouvindo "O único sofrimento de amor é não ser correspondido" ?!?!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

[ saudade da boa música... ]

Ai que saudade tenho do meu Recife
Da minha gente que ficou por lá
Quando eu pensava, chorava, falava
Contava vantagem, marcava viagem
Mas não resolvia se ia

Vou-me embora
Vou-me embora
Vou-me embora
Pra lá
Mas tem que ser depressa
Tem que ser pra já

Eu quero sem demora
O que ficou por lá
Vou ver a Rua Nova, Imperatriz, Imperador

Vou ver, se possível
Meu amor.

texto: Frevo nº 2 do Recife - Antônio Maria (de 1953)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

[ Será ?!?!?! ]
Todos sentem fome de amar. Há filmes, novelas, teatro, romances, canções, poemas que falam de amor. É o amor uma arte a ser aprendida? Se for, exige esforço e compreensão. Ou é uma sensação agradável, algo em que você cai quando tem sorte?

Parece que a maioria vê a questão do amor no sentido de ser amado, ao invés de amar alguém. Para tais pessoas, portanto, importa mais como ser amadas, do que como se tornar pessoas amáveis (fáceis de serem amadas).

Na busca de amor, seguem-se diversos caminhos: homens – sucesso, poder, riqueza. Mulheres – tornarem-se atraentes, corpo, vestuário. Todos – ter maneiras agradáveis, conversa interessante, prestatividade, modéstia, inofensividade.

Muitos crêem que nada há a aprender no assunto do amor, que o ponto principal é o objeto, não o aprendizado de amar. Talvez acreditem que o mais difícil é encontrar o objeto certo a amar, ou pelo qual ser amado.

Antigamente, em muitas culturas e ainda hoje em algumas culturas, não era o amor entre duas pessoas que levavam ao casamento, mas sim o desejo dos pais, acertos entre famílias. A idéia é de que após o casamento o amor se desenvolveria naturalmente. Ou pessoas apaixonadas que crêem que dentro do casamento se amarão para sempre porque a paixão presente terá o poder de manter o amor mútuo eterno sem precisar fazer nada.

Uma grande parte das pessoas fica confusa com relação ao êxtase que sentem num momento quando se sentem tomadas pela “loucura da paixão”, crendo que isto é amor. Pensam que a intensidade da paixão que sentem é como uma prova da intensidade do seu amor. Mas isso pode é provar o grau de sua anterior solidão e provável carência emocional.

Quando há falhas, rompimentos, separações, é importante examinar as razões dessa falência e estudar para entender a significação do amor, ao invés de prepotentemente achar-se capaz de amar perfeitamente e partir logo para outro relacionamento.

O amor parece ser uma arte e como tal é preciso aprendê-la, como a música, a carpintaria, a medicina, a engenharia. Nele há três aspectos a serem aprendidos:
a) Teórico;
b) Prático;
c) Dedicação.
Para o psicanalista Erich Fromm (1900-1980) os seres humanos têm a tendência natural a pressupor que amar é uma coisa fácil, pelo que buscamos ser amados antes que amar. Segundo Fromm, a capacidade de amar só se adquire plenamente na madurez pessoal: O amor infantil diz: Te amo porque te necessito (o qual é um afecto egoísta); mas o amor maduro expressa: Te necessito porque te amo.
Segundo o reconhecido psicanalista existem vários tipos de amor que convém classificar na seguinte sequência:
-Amor filial: É o vínculo que unifica o núcleo familiar mediante as relações frutíferas entre pais e filhos.
-Amor materno: É a aceitação incondicional onde a mãe ama o seu filho sem depender de nenhum mérito nem qualidade que influa na sua determinação em acolher e cuidar de seus filhos.
-Amor paterno: Baseia-se na condição dentro da qual o filho cumpra ou obedeça às normas de comportamento estabelecidas pela autoridade do pai, que o protege e motiva o filho a pôr em prática a sua capacidade de lealdade, respeito e responsabilidade necessários na vida adulta.
-Amor a si mesmo: consiste numa adequada valoração da nossa auto-estima sem a qual é impossível estabelecer qualquer tipo de apreço pelas pessoas que nos rodeiam.
-O Amor romântico: É a atracção física e mental que produz uma compatibilidade de sentimentos entre duas pessoas do sexo oposto, o que gera uma relação de reciprocidade entre o casal que os liga num compromisso que mais tarde deriva num lar compartilhado.
-O amor neurótico: Existe, não obstante algumas falsas concepções do amor que deveríamos identificar para evitar manter relações humanas que afectem a nossa saúde integral, pelo que Fromm recomenda de evitar obsessionar-se com uma pessoa em particular -amor idolátrico- que reduz o nosso suposto amor a uma simples dependência psicológica que gera uma profunda pena, frustração e desilusão.
Por último Erich Fromm recorda que amar é a ação de dar a vida sem reservas enquanto que o egoísmo mata a vontade da pessoa que deseja receber o que não é capaz de gerar em qualquer pessoa (Aqui aplica-se perfeitamente a lei da reciprocidade onde mais bem-aventurada coisa é dar que receber).
Se uma coisa aprendi da leitura deste livro é que a arte de amar é o empreendimento mais importante a que podemos aspirar nesta vida. Sim, como uma planta, o semeamos através da confiança e empatia, o regamos com carinho e perseverança e o cultivamos com o conhecimento mais íntimo das pessoas que amamos.

sábado, 8 de novembro de 2008



[ la confiance est ]

... andar na chuva mesmo podendo adoecer.
... apostar tudo correndo o risco de perder.
... dedicar-se sem medo de fracassar.
... ir contra todos e descobrir o que é amar.
... dar espaço e ter 'A' certeza de que não vão te traír.
... decepcionar-se e mesmo assim não se deixar iludir.
... ir atrás mesmo quando te dizem não quero mais.
... amar com a alma! Sabendo que isso não morre jamais.
... dizer "posso te fazer feliz", ainda que pense que não tenho razão.
... perdoar, antes mesmo de pedirem perdão.

Achei umas figurinhas antigas " amar é ...". Entre as páginas - que nunca completei do - album não achei" amar é confiar". E fiquei aqui com meus botões indagando que sempre foi essa umas das minhas definições pra amar. Confiar. Confiança. 'O' Sentimento, ou melhor a certeza do outro na minha vida. Talvez seja por isso que apostei tudo - sem medo, amando, correndo, dizendo, perdoando ... - e hoje digo que não me quebro a toa. Posso sim estar com umas fissuras, mas nada que tenha abalado muito a estrutura a ponto de desmoronar. Amo! Meus amigos. Meu cachorro. E alguém que insiste em falar que não tem estrutura pra fazer parte disso tudo, mas que evidência - mais uma vez - uma imensa vontade de voltar...

Seja bem vindo ao meu mundo.
Onde sou camaleão...

foto by Henrik... 2008.10.17 - CEMUNI III - na chuva ... no cubo!

domingo, 2 de novembro de 2008

[ as pessoas não se precisam, elas se completam; não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida] Mario Quintana

e por ser completa, admito que a saudade existe. que o perdão é sincero. e que a mudança é ral ...

momento de revisão de conceitos!!!