sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

“Você viaja para reviver o seu passado? Você viaja para reencontrar o seu futuro?”

Toda vez que chego a Pernambuco relembro desse questionamento, onde Marco Polo ‘imagina responder’ a Kublai Khan que quando entra numa cidade e vê alguém numa praça, uma vida ou o instante poderiam ser seus, ele poderia estar no lugar daquela pessoa. Que quanto mais se perde em ‘bairros desconhecidos de cidades distantes’, melhor compreende as outras cidades; aprendera a conhecer o ‘porto de onde havia zarpado e os lugares semelhantes de sua juventude, e os arredores de sua casa, e uma pracinha em que corria quando era criança...’


[RUA DO BOM JESUS ... DE MADRUGADA!!!] BY CACO ...


Toda vez que volto a Vitória reencontro um passado que já não lembrava: ’a surpresa daquilo que deixou de ser ou deixou de possuir revela-se nos lugares estranhos, não nos conhecidos’. Aquilo que procuro está dentro de mim. É um passado que muda de acordo com os dias, à medida que os eles passam transformando o tudo de recente a remoto.

Voltei com a certeza de que não posso parar devo seguir, prosseguir até outra cidade, onde outro passado me aguarda, ou algo de um possível futuro e que agora é o presente de outra pessoa.

Nenhum comentário: