quinta-feira, 23 de outubro de 2008



[ Heterogeneidade] uma teoria sobre o urbanismo


O que caracteriza a sociedade de uma maneira geral é a diversidade, ou seja, a variedade de tipos de personalidade no ambiente. A mobilidade do indivíduo provoca uma maior instabilidade e insegurança na estrutura social.

Essa personalidade diferênciada que dita o agrupamento natural dos indivíduos, e esses, por sua vez, não agem isoladamente, e sim em grupo.

Esses grupos, de maneira geral, se tangenciam, e quando se interceptam, o fazem de maneira mais diversificada possível, proporcionando indivíduos de grupos menos favorecidos o poder de maiores interações.

A mobilidade dentro do grupo é instável devido a sua organização que se estabelece de acordo com determinadas afinidades, uma vez que no meio urbano o que os mantêm agrupados é a renda, raça, língua e status social (alguns não muito estáveis).

Essa mobilidade social não proporciona ao indivíduo um vínculo permanente com o local como na sociedade rural. Sua fixação é muito mais influênciada pela conveniência de facilidade e praticidade que o lugar proporciona do que na verdade vínculos afetivos.

A sociedade classificada principalmente pela econômia e desenvolvimento gerou, em grande parte, um mercado impessoal – a produção em massa, e, conseqüentemente, a maior divisão e setorização do trabalho. Em função dessa econômia, os laços de agrupamento se estreitam cada vez mais e a aquisição de bens se torna a característica mais analisada na setorização social.

Diante de tanta diversidade, o uso dos veículos de informações comuns dos grupos – como escolas, cinemas, jornais, rádios – passa a ser estabelecido como uma média para que assim possam ser ajustados em função das necessidades coletivas devido sua clientela ser representada em sua maioria pelas massas, atuando, assim, como atividade niveladora.

Usando esses mesmos veículos o processo político atinge as massas por meio de apelos promocionais de propagandas. São os “apelos às massas”.

O cidadão que participa, de alguma forma, desses movimentos sociais, acaba perdendo um pouco sua individualidade para formar com esse grupo maior um pensamento prioritariamente coletivo.


Foto: Porto de Vitória. 2008/10/23. Janaína Schmidel.


Nenhum comentário: